26 – A Sociedade do Gabinete de Leitura de Loulé (1835-48?)

Introdução

Mudando de temas e principalmente de tempo histórico, nos próximos artigos iremos aqui apresentar, em meia dúzia de parcelas, um pequeno trabalho que resulta da investigação que teve por base uma obra existente no arquivo da Câmara Municipal de Loulé – “Actas da Sociedade do Gabinete de Leitura de Loulé”, ou, mais simplesmente “Actas da Sociedade de Leitura”. Foi realizado em 1978 e era nessa ocasião um trabalho académico para a Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Como o próprio título indica, trata-se do livro de atas das sessões da Sociedade. É manuscrito, todavia sem grande dificuldade de leitura, embora a letra de alguns secretários seja mais difícil de decifrar do que o normal.

Infelizmente o livro não está complementado com os Estatutos da Sociedade, que de vez em quando são referidos e que existiam na sede da coletividade. Se tal acontecesse, muitas coisas mais se poderiam compreender e explicar-se-iam outras pelas entrelinhas do que foi ficando registado em ata. Aqui cabe referir que as atas não são geralmente muito extensas, nem referem os acontecimentos no seu pormenor, antes se ficando por uma espécie de matéria sumariada. Apesar de tudo, conseguimos realizar o nosso trabalho, com maior ou menor dificuldade, com maior ou menor mérito – isso se verá pela sua leitura.

Supomos ter contribuído para aclarar alguns aspetos (pelo menos bairristas, relacionados com a vida cultural de Loulé nos tempos de antanho, e que nos parecem ser do conhecimento de poucos). Aliás, ficamos com vontade de um dia tarde voltar ao assunto com mais vagar.

Quanto ao aspeto ideológico e político talvez seja também uma achega para o conhecimento do processus evolutivo do Liberalismo nas regiões do interior do país e mais distantes dos grandes centros urbanos.

Parecendo-nos que é importante o seu conhecimento, divulgamos novamente neste blog, depois de, numa versão mais sintética já ter sido publicado nas Atas do I Congresso do Concelho de Loulé – Abril.1999 – pág. 7-15.

 Posta esta breve introdução, iremos então colocar os vários artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *