Os próximos posts serão dedicados a uma célebre viagem que o Rei D. Sebastião fez pelo Alentejo e Algarve em 1573, cinco anos antes da fatídica viagem de Alcácer –Quibir.
O périplo está devidamente relatado numa crónica de João Cascão (cronista régio que acompanhou a viagem) e foi publicada por Francisco de Sales Loureiro com “Uma jornada ao Alentejo e ao Algarve” editada pelos Livros Horizonte – 1984.
A viagem realizou-se entre janeiro e fevereiro de 1573, tendo-se iniciado em Évora e passado por Viana do Alentejo, Cuba, Beja, Entradas, Castro Verde, S. Pedro das Cabeças, Almodôvar, Ourique, Messejana, Colos, Odemira, Odeceixe, Aljezur, Lagos, Sagres, Alvor, Portimão, Monchique, Silves, Albufeira, Quarteira, Loulé, Faro, Tavira, Cacela, Castro Marim, Aiamonte, Alcoutim, Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Cheles, Olivença, Elvas, Vila Viçosa, Estremoz e tendo-se concluído novamente em Évora.
O cronista dá-nos um relato com algum pormenor sobre a viagem e estadia do séquito real em cada uma das localidades assinaladas, que será de alguma curiosidade para os seus naturais.
Não vou, evidentemente, aqui transcrever toda a obra, mas tão somente as passagens por Almodôvar, morgado de Quarteira e Loulé.
Por outro lado, irei repetir as publicações que já fiz no FaceBook, pelo que peço aos meus ‘amigos’ que tenham isso em conta.